links Interessates

15/08/2011
.: Simpósio de Gestão de Díalise
   
15/08/2011
.: Transplante é tema do mês
   
15/08/2011
.: Nefroclínica completa 20 anos
   
15/08/2011
.: Participação em congressos
   
15/08/2011

Dia Mundial do Rim

NefroClínica realiza sensibilizações sobre as doenças renais à profissionais da saúde e à comunidade caxiense



No dia 11 de março, quinta-feira, mais de 100 países em todo mundo realizam a campanha pelo Dia Mundial do Rim, que neste ano tem como objetivo divulgar que a diabete é um fator de risco para a Doença Renal Crônica. A NefroClínica, clínica caxiense de tratamento renal, realizará diversas ações em prol desta sensibilização. A principal atividade é destinado para a comunidade em geral e profissionais da saúde e acontecerá no dia 11 de março na recepção do Hospital do Círculo. Nesta oportunidade a equipe da NefroClínica estará fazendo durante a tarde a distribuição de material informativo e prestando esclarecimentos. Além disto, em parceria com o Rim Viver, a NefroClínica estará realizando sobre as doenças renais em escolas da região.

O grande alerta da campanha do Dia Mundial do Rim deste ano é sobre a diabete. A diabete hoje é uma das maiores causas de insuficiência renal. Segundo estatísticas americanas, a doença é responsável por 42% dos novos pacientes que necessitam de diálise. - Por este motivo, é tão importante este alerta sobre as doenças renais para as pessoas que possuem diabete - diz Dr. Dirceu Reis da Silva, médico nefrologista. Os índices mostram que 35% das pessoas que possuem diabete desenvolvem algum tipo de lesão renal.

Veja abaixo algumas dicas para prevenção das doenças renais:

Dicas de prevenção de doença renal

Manter um estilo de vida saudável: O sobre-peso e a obesidade são responsáveis pelo aumento da ocorrência de diabetes e facilitam o aumento da pressão arterial, que são as duas causas mais frequentes de doença renal no mundo.

Cuidar com o alto consumo de sal: O consumo de sal deve ser controlado pois é um dos principais vilões da hipertensão. E os hipertensos integram o grupo de risco das doenças renais. O correto é ingerir de 4 a 6 gramas de sal por dia.

Acompanhar a pressão arterial: Manter um acompanhamento constante da pressão arterial, já que a hipertensão pode levar a lesões renais.

Fazer consultas de acompanhamento das funções renais caso integre um dos grupos de risco: Pessoas do grupo de risco para doença renal (como diabéticos, hipertensos, obesos, e familiares de outros doentes renais) devem fazer sua revisão médica de rotina, com especial atenção para realização de exames simples para a detecção de anormalidades renais como creatinina, exame comum de urina e pesquisa de proteinúria urinária.

Principais sinais e sintomas de disfunção renal:

Muitos são os sinais e sintomas que aparecem quando a pessoa começa a ter problemas renais. Alguns são mais freqüentes, embora eles não sejam necessariamente conseqüência de problemas renais:

- Alteração na cor da urina (fica parecida com coca-cola ou sanguinolenta)
- Dor ou ardor quando estiver urinando
- Passar a urinar toda hora
- Levantar mais de uma vez à noite para urinar
- Inchaço dos tornozelos ou ao redor dos olhos
- Dor lombar
- Pressão sangüínea elevada
- Anemia (palidez anormal)
- Fraqueza e desânimo constante
- Náuseas e vômitos freqüentes pela manhã.



NefroClínica - Clínica de Tratamento Renal
Rua Gal. Arcy da Rocha Nóbrega, 401 - Centro Médico Medianeira - Fone: (54) 3219-3133



___________________________________________________________
Bendita Informação Assessoria de Imprensa
Christiane Finger - Jornalista/ MTb 11370 (54) 9967.6489
Grasiela Lovat - Jornalista/ MTb 12707 (54) 9114.6588
Rua 20 de Setembro, 2248/601
95020.450 Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 3223.6153

bendita@benditainformacao.com.br - www.benditainformacao.com.br